MULHER E TRABALHO

MULHER À FRENTE DO BATALHÃO
http://impressope.uai.com.br/noticias/fotos/20111112193618145.jpg
Adaíra Sene

“As pessoas, por vezes, pensam que os policiais não temem. Elas esquecem que seres humanos estão por trás da farda. Existe o medo e a preocupação. Mas é a nossa fé em Deus e no profissionalismo dos que estão conosco que nos faz continuar”. As palavras são de Myrelle Cândido de Oliveira, 31 anos, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de São José do Egito. Em dois meses de chefia, foi a responsável pela prisão do assassino mais procurado do Sertão do Pajeú, no último dia 5. Localizou um traficante internacional foragido da Justiça e está transformando a realidade dos moradores da sua área integrada de segurança: São José do Egito, Tuparetama, Itapetim e Brejinho - cidades que fazem fronteira com a Paraíba e vivem aterrorizadas pelo tráfico de drogas.



Filha de sargento, irmã de tenente e soldado, ex-mulher de capitão. Primeira tenente, mas, antes disso, mãe de uma pequena de cinco anos que a faz querer mudar para melhor a realidade que a cerca. Com apenas 17 anos, foi aprovada no Curso de Formação de Oficiais. Dividiu os três anos da academia de polícia com outras quatro meninas e inúmeros homens. Uma garota que se tornou mulher em regime de semi-internato. “Tive que amadurecer rápido”, lembra. Depois disso, foi conquistando espaço em um meio onde a liderança ainda é predominantemente masculina.

Na capital, trabalhou no 16º Batalhão - área central do Recife -, serviu à Radiopatrulha, mas decidiu regressar. “Sou filha do Sertão, aqui é o meu lugar”, explica. Foi responsável pela prisão do homicida Marcos Rodrigues dos Anjos, o número 1 da lista dos mais procurados do Sertão. O traficante internacional Paulo de Tarso, um dos responsáveis pela entrada de droga oriunda do Paraguai no Nordeste, também foi um alvo capturado por ela. Nas palavras de seu superior, o comandante do 23º Batalhão de Afogados da Ingazeira, a primeira tenente Myrelle é um orgulho para qualquer corporação. “A PM ainda tem uma segmentação bastante machista, mas ela está conseguindo transpor esse obstáculo. Quando eu a designei para comandar uma equipe, não tive dúvidas de que seria capaz. Acredito na sua força de trabalho, integridade e capacidade administrativa”, ressalta.