domingo, 16 de fevereiro de 2014

A escolha da profissão

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2014/02/16/interna_vidaurbana,489628/com-teste-vocacional-ultrapassado-novas-tecnicas-identificam-aptidoes.shtml
 A escolha da profissão é um momento  muito difícil em nossa vida. A juventude não foi preparada para tomar tão difícil decisão, nem pela família, nem pela escola, mas este momento chega, e é muito angustiante. Então o que estudar? Como escolher Medicina, direito, engenharia, gastronomia, oceanografia, cinema e dança, etc? Se há algumas décadas já era difícil, hoje com tantas opções os estudantes do ensino médio enfrentam uma verdadeira via-crúcis para decidir a carreira que vão seguir. As Feiras de profissões, as conversas com a família, as orientação com psicólogos ou até de um coach ajudam os adolescentes a pensar qual profissão melhor se encaixa no seu perfil.
Especialistas ouvidas pelo Diário de Pernambuco destacam o papel da família como fundamental, quando o adolescente se vê diante do dilema de definir o futuro, porém, não devem interferir na decisão do estudante: “A maior angústia dos jovens nesse momento está relacionada à pressão da família, os pais ainda cobram muito que o filho escolha um curso que é tradicional ou que traga boa remuneração. Analisar as habilidades e as características inerentes a cada profissão e identificá-las em si mesmo requer um bom tempo de observação e conhecimento de si mesmo. Como mãe me angustiei junto com os filhos, com certeza não estava preparada para este momento tão difícil da vida deles. Uma vez disse para um dos meus filho que demonstrava incerteza quanto a profissão escolhida, disse pra ele que podemos ser muitas coisas, temos muitas habilidades, e que também gostamos de fazer outras tantas coisas, precisamos apenas descobrir que habilidades temos e o que gostamos de fazer.
Escolhendo uma profissão
infográfico: www.diariodepernambuco.com.br
Dicas
A orientação de um coach, profissional que ajuda a pensar a carreira profissional de forma mais abrangente, é uma alternativa moderna cada vez mais procurada por estudantes indecisos. Mais amplo que a orientação profissional, o coaching vocacional faz o acompanhamento do adolescente em várias sessões. O processo parte de questionamentos como o que o cliente quer para o futuro, qual estilo de vida quer levar e a importância que ele quer ter na sociedade. A partir das próprias descobertas, o estudante vai tomando decisões.
De acordo com a coach pernambucana certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Lilia Barbosa, o primeiro passo do processo é a identificação das habilidades do estudante e dos sonhos dele. “Depois de entendermos os valores, propósitos e metas, começamos a trabalhar onde ele quer chegar”, explicou.
Os atendimentos do coach são personalizados e variam bastante de pessoa para pessoa. O acompanhamento é feito em sessões preestabelecidas, e os valores do serviço podem variar de R$ 200 a cerca de R$ 3 mil. “Profissionais que já estão no mercado de trabalho, pessoas que querem mudar de emprego ou que estão prestes a se aposentar também podem optar pela orientação do coach”, pontuou Lilia. Os coaches certificados pela Sociedade Brasileira de Coaching podem ser consultados pelo sitewww.sbcoaching.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário