quinta-feira, 19 de maio de 2011

RECADO AOS FUMANTES


Por TatiNasci
19 DE MAIO DE 2011
Você fuma? Problema seu. Peraí, antes de se enfurecer, soube da pesquisa feita pelo portal Trabalhando.com? Segundo o levantamento, 49% das empresas deixam de contratar um candidato se ele for fumante. Já outras 17% vão pensar duas vezes antes de empregar o profissional maria fumaça.
As empresas (ou melhor, o RH delas) acreditam que quem fuma pode ser menos produtivo. Isso não é só por conta das vezes em que ele sai para dar uma baforada. É também por conta dos riscos do trabalhador sofrer com doenças ligadas ao cigarro.
“Pode parecer preconceito, mas é comprovado que o fumo afeta a saúde e, portanto, pode comprometer a produtividade, por isso, muitas empresas levam em consideração esse fato na hora de contratar”, disse ao site Infomoney o diretor-geral da Trabalhando.com., Renato Grinberg.
É óbvio que nenhum empregador vai olhar na cara do fumante e dizer que não vai contratá-lo por conta do cigarro. Nem pode, porque isso vai contra a lei. É discriminação. Mas pode levar em consideração se estiver na ficha.

FUMAÇA NO BOLSO
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou hoje uma pesquisa que reforça como o cigarro não prejudica apenas a saúde física das pessoas. Também pesa na saúde financeira.
Por mês, com a compra de cigarro, um casal que fuma gasta R$ 128. Ou pouco mais de R$ 1,5 mil em um ano. Dinheiro que dá para comprar uma TV de LCD ou um computador, por exemplo. 
A PETab (Pesquisa Especial de Tabagismo) também aponta que a maioria dos fumantes está entre a população com menor renda (21,3%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário