domingo, 23 de fevereiro de 2014

Direito dos ciclistas

Recife em duas rodas
Reportagem do Diário de Pernambuco
Publicação: 20/02/2014 14:32 Atualização:

A bicicleta está tomando as ruas do Recife: crianças, adultos, idosos, além das organizações de ciclistas que já existiam em nossa cidade tem usado duas rodas seja para se divertir, passear, e até para ir ao trabalho e escola. Isto é muito legal, porque bicicletas são não apenas divertidas, mas ecológicas e positivas para a saúde.

Há vários benefícios que podem ser adquiridos pelo uso da magrela: economia de dinheiro, um ar mais limpo - já que a bicicleta não usa combustível, prevenção de doenças no coração, um sistema de imunidade mais forte... tudo isso com uma escolha simples de trocar, sempre que possível, o carro pela bicicleta.

O Recife ainda enfrenta alguns problemas na utilização das bicicletas, como um número reduzido de faixas exclusivas definitivas e a falta de consciência de alguns motoristas, mas várias atitudes vêm sido tomadas no sentido de melhorar a situação dos ciclistas.

De qualquer forma, ainda é possível contar com as ciclofaixas, que são móveis e funcionam aos domingos e feriados das 7h às 16h em diversos pontos da cidade, ligando a zona norte à sul da cidade. Pontos de aluguel de bicicleta também estão disponíveis e ganham cada vez mais adeptos.

Direitos do ciclista


A lei do trânsito é assim: os mais fortes protegem e cuidam dos mais fracos. Por isso, pedestres e ciclistas precisam ser cuidados por carros, ônibus, caminhões ou quaisquer outros veículos de grande porte. No código de trânsito brasileiro é possível encontrar alguns direitos e deveres dos ciclistas, além de certas orientações. COnfira:

1) É papel do Estado planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas.

2) A prioridade da passagem é de pedestres e ciclistas.

3) O ciclista deve conduzir sua bicicleta sempre pelas laterais da via. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário